sábado, 15 de outubro de 2011

belê belê gourmet

Kopi Luwak: O Café Mais Caro Do Mundo

Já ouviu falar do café mais caro do mundo? Ele chama-se Kopi Luwak e os grãos deste café já foram, imagine-se, comidos e passaram pelo sistema digestivo de um animal. Um pouco demente não? Mas diz quem já provou que ele é uma delicia…

Vamos lá “wikipediar” um pouco. O  Kopi Luwak também conhecido como Café Civet, é um café produzido com grãos que foram comidos e passaram pelo sistema digestivo do civeta, que é um animal. Ou seja, o animal come estes grãos e depois faz as suas necessidades e nós vamos apanhar os mesmos grãos que saem intactos, para depois cobramos uma pequena fortuna pelo café que vamos produzir com eles…



Vendido principalmente nos Estados Unidos e no Japão, o Kopi Luwak tem a produção limitada o que contribui para aumentar o seu preço. Mas porquê que ele é tão caro? É muito simples, quando o grão de café passa pelo sistema digestivo do animal ele modifica-se através de um processo que é semelhante ao utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão do café. Não percebeu? Por outras palavras, quando o café sai do rabo do animal, ele fica saboroso, o que não deixa de ser no mínimo irónico…

O processo em si é um pouco nojento, mas não se assuste pois eu acho que os grãos são limpos depois de coletados. Mesmo assim não queria estar no lugar de quem está incumbido de realizar essa tarefa. O café pode custar até 400 euros o meio quilo, ou seja, não é um café para todas as carteiras…
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário